Sobretudo

Conhecimento e informação de todos os tipos podem ser adquiridos em Sobretudo





K-POP


99% das pessoas no Brasil provavelmente nunca ouviram essa palavra, mas aquele 1% é kpopper.

Brincadeiras à parte, K-pop é um fenômeno musical que vem se expandindo pelo mundo pouco a pouco. Significa Korean pop, ou seja, música popular coreana. Trata-se de um conjunto de variados gêneros musicais. Tem música eletrônica, electropop, hip hop, alternative, rock e R&B originários da Coreia do Sul. E também envolve dança.

O K-pop tem grande influência dos Estados Unidos, sobretudo devido ao hip hop. Traz sempre grupos de meninas ou meninos, bonitos (ou não), que cantam e dançam sempre com um dose de fofura ou sensualidade.


O K-pop não é uma subcultura apenas ligada à música. É também um movimento que influencia o modo de se vestir dos jovens. Além disso, na Coreia do Sul, o K-pop costuma agradar a todas as faixas etárias. Fora do país, porém, esse tipo de música se restringe mais aos adolescentes ou jovens adultos, levando em conta que a maioria dos grupos de K-pop é formada por pessoas dessa faixa etária.

Na Coreia do Sul, existem várias empresas que criam esses grupos de K-pop, como por exemplo a YG Entertainment, a SM, a JYP, entre outras. O seu modo de criação, de treinamento e de exposição é diferente do que acontece em todo o resto do mundo. Há um modelo padrão para este processo, algo que só ocorre lá. Os jovens primeiramente passam por uma audição na qual eles apresentam seus talentos e, depois da escolha das empresas, estes selecionados passam por diversos treinos para desenvolver e aprimorar suas qualidades. São treinos de canto, dança, interpretação, línguas etc. O horário de treinos é algo extenso e, no início, eles não recebem nenhum tipo de recompensa. Só vão ganhar dinheiro depois de um certo período de tempo.

Após muito tempo de práticas, podendo atingir até sete anos, os artistas debutam, ou seja, são lançados no mercado musical. E mesmo depois de serem lançados, o treinamento continua para apresentações ou competições que ocorrem logo depois de lançamento de singles em programas coreanos como Music Bank, M Countdown entre outros. Além disso, as empresas muitas vezes investem em cirurgias plásticas e no estilo dos artistas, visando o padrão coreano.

A partir de 1992, o rap se tornou muito popular no país devido a Seo Taiji & Boys, que é visto como o início do K-pop moderno. Gêneros como balada e rock ainda são populares hoje, mas isso é discutível. Algo que choca muitas pessoas que veem um clipe de K-pop pela primeira vez é a quantidade de integrantes. Há grupos com até doze, por exemplo, mas os pequenos e medianos também são comuns.

A existência de termos no mundo do K-pop é tão grande que até mesmo os fãs se confundem. Vejam só os exemplos: K-dramas – são novelas/séries coreanas; kpoppers – são os fãs do Kpop;  Bias – é o integrante favorito do grupo; K-idols –  são os artistas de forma geral; Treinee – são os jovens que treinam para serem idols; Debut – é o lançamento do grupo no mundo da música; Maknae – é o mais novo do grupo. Estes são apenas alguns dos termos. Há uma infinidade deles.

Vale lembrar que o K-pop não se refere somente ao pop coreano, mas sim a vários outros estilos e músicas, como até mesmo o rock. O "pop" do termo K-pop significa popular, ou seja, faz uma referência às músicas que estão famosas no momento.

É bom avisar logo para quem se interessou em pesquisar músicas de K-pop que isso pode se tornar um vício. Então cuidado, pois aos poucos você acaba entrando mais e mais no mundo coreano. Aliás, não só no coreano, mas no asiático inteiro. E a vida de kpopper no Brasil não é nada fácil. Mas que todos deveriam pelo menos escutar algumas músicas, deveriam! Garanto que vale a pena.

Grupos masculinos:  Bigbang, Bts, BAP, WINNER, SHINEE, Epik High, 2PM, SUPER JUNIOR, EXO, IKON, HYUKOH, TEEN TOP.
Grupos femininos: 2NE1, 4MINUTE, Sistar, AOA, Girls’ generation, Exid, Wonder Girls, miss A.
Artistas solos e duplas: AKMU, Jay Park, Ailee, Lee Hi.
Programas de variedades: Weekly Idol, Running Man, Infinite Challenge, Happy Together.

Vitória Maria Silva Souza – aluna do 1° ano integrado em Alimentos do Instituto Federal de Sergipe.





Vasco da Gama


O Clube de Regatas Vasco da Gama foi fundado no ano de 1898, apresentando um grupo com 62 remadores. Recebeu esta denominação como uma forma de homenagear um fato marcante na história mundial: a descoberta do caminho marítimo às Índias pelo navegador que dá nome ao clube. Junto a este nome estava, então, a imensurável responsabilidade de representar de forma correta o ilustre navegador Vasco da Gama.  Assim foi iniciada uma trajetória que começou com o remo e depois se expandiu para as diversas modalidades existentes. As que causaram mais impacto foram o futebol e o remo.
A história desse clube é rica em fatores de grande importância para a sociedade, tal como o golpe contra o racismo no futebol, pois promoveu a integração de negros a esse esporte, fato que antes era tratado como algo impossível para todos os times. Os atletas retribuíram o que o clube promoveu e, com muita garra e determinação, conquistaram vários títulos pelo Vasco. À época, percebendo como esses atletas se destacavam, outros times do Rio alegaram favorecimento ao Clube de Regatas Vasco da Gama sob os argumentos de que o time estaria utilizando jogadores profissionais, e isso, até então, não era admitido. Na verdade, os grandes da época não suportavam ser derrotados por cidadãos negros e pobres.
O Vasco em toda a sua trajetória apresenta aspectos gloriosos, mas, infelizmente, sob a gestão de pessoas incapacitadas, demonstrou períodos de imenso declínio. Nos últimos anos, os torcedores reconhecem apenas a palavra sofrimento, já que no período de oito anos, o time contabilizou três rebaixamentos, salvo o ano de 2011, quando o clube apresentou um futebol admirável, digno do nome que leva consigo. Nesta ocasião, o clube alcançou o vice-campeonato brasileiro, vaga na libertadores, e o título da Copa do Brasil.
Remo
O remo foi o esporte que motivou o surgimento do clube, que alcançou no segundo mês de existência o espetacular número de duzentos e cinquenta sócios. Levando em conta que estava tudo começando, é uma boa quantidade. O seu uniforme apresentava duas cores, cada uma com um significado, e uma Cruz de Malta representando a benção cristã aos povos das Índias. O branco significava o estandarte que Vasco da Gama recebeu de D. Manuel, o Venturoso. Já a cor preta representava os mares obscuros navegados pelas caravelas. Nessa modalidade, o time adquiriu o seu eterno arquirrival, o Flamengo. A primeira vitória oficial do Vasco, no remo, ocorreu no dia 4 de junho de 1899. Depois, veio o futebol e as partidas foram permeadas de disputas veementes, fazendo com que os torcedores ficassem atônitos de tanta emoção a cada jogo.
Futebol
Ampliando suas atividades, o Vasco ingressou na modalidade futebolística. Como já foi dito, foi o primeiro time a integrar a população negra ao futebol. E isso consistiu em uma atitude totalmente digna e correta, culminando em vários títulos para o Gigante da Colina. A partir do momento em que o Vasco obteve êxito na sua escolha, as consequências da sua ação foram surgindo. Primeiramente, foi excluído de uma liga que fora criada como uma associação entre Flamengo, Fluminense e Botafogo. Era denominada AMEA. Anos mais tarde, com o apoio do Botafogo, o Clube de Regatas Vasco da Gama foi aceito na até então liga privada. Divergências à parte, Vasco e América realizaram um jogo amistoso para selar a pacificação entre as ligas que vigoravam. Este clássico marcou toda a história e até hoje é conhecido como o Clássico da Paz. Para atender às exigências da liga, os dirigentes do clube viabilizaram a construção de um estádio para o time, que seria denominado São Januário. Só para salientar, na época era o maior estádio do Brasil. Mas na estreia da nova casa, o Vasco não obteve o triunfo e foi derrotado pelo santos por 5 a 3.
Mas olhando toda sua história, fica bem claro que não foi apenas no remo que o clube tornou-se referência. No futebol, após resultados esplêndidos contra clubes de grande expressão, o time adquiriu respeito e admiração. São contabilizados vinte campeonatos estaduais, duas libertadores e uma Copa do Brasil, entre outras conquistas.
O ano de 2015
O Vasco iniciou 2015 tomado por uma efervescente animação, proporcionada pelo fato de ter obtido o acesso à série A no ano anterior, quando pleiteava a série B. Com um jejum de 11 anos sem conquistar o campeonato carioca, o clube estava pressionado. Mas contrariando a todos que o subestimavam por apresentar um elenco muito inferior ao de seus oponentes, o Vasco se consagrou campeão carioca de 2015. A partir dessa conquista, todos depositaram uma grande confiança no elenco do time, só que mais uma vez, para a surpresa de muitos, a equipe entrou em declínio, e isso culminou com o terceiro rebaixamento da sua história.
Rebaixamentos
O ano de 2008 estava sendo aguardado como qualquer outro pelos torcedores do Vasco da Gama, só que os mesmos não sabiam que o futuro traria surpresas trágicas e dolorosas. Apesar de uma campanha nada agradável no campeonato, na última rodada ainda existiam possibilidades para o Vasco permanecer na primeira divisão. O único empecilho era que não dependia apenas do time. Como está dito em uma frase popular “aqui se faz, aqui se paga”, e o Vasco obteve o resultado das suas ações, sendo rebaixado pela primeira vez na sua história gloriosa. Após obter o acesso em 2009, sagrou-se campeão da Copa do Brasil em 2011. Foi o único ano de alegria nesse período de oito anos. Em 2013, mais uma vez, com uma campanha deplorável, foi rebaixado novamente. Já no ano de 2015, quando a situação aparentava ser diferente da dos últimos anos, com a conquista do campeonato carioca, o time entrou em declínio e mais uma vez o rebaixamento foi inevitável.
Presente e futuro

Mesmo assim, o Vasco da Gama é um grande time. Está entre os melhores do Brasil e tem uma história fantástica. Talvez o presente não seja bom, mas o passado é brilhante e o futuro certamente trará coisas boas para o Vasco.  

Pedro Eric Silva Santos – aluno do 2° ano integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe.